quarta-feira, 5 de maio de 2010

Guiar-te-ei com os Meus olhos

“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti” (Sl 32:8-9).

O Salmo 32, um dos sete Salmos considerados penitenciais, apresenta a bênção de andar em comunhão com Deus. Podemos dividir o Salmo em cinco bem-aventuranças (cinco, na Bíblia, é o número da graça):

a) a bênção da conversão a Deus (vs. 1-2);
b) a bênção da confissão a Deus (vs. 3-5);
c) a bênção do cuidado de Deus (vs. 6-7);
d) a bênção do caminho de Deus (vs. 8-9);
e) a bênção da confiança em Deus (vs. 10-11).

Tudo isto é muito precioso para o cristão; mas só quero destacar aqui a maneira como podemos conhecer a bênção do caminho que Deus prepara para o Seu filho ou filha. O Salmo mostra que Deus deseja guiar-nos, não como se guia um cavalo ou uma mula, com cabresto e freio — Ele deseja guiar-nos como os Seus olhos! Ele quer que estejamos tão intimamente em comunhão com Ele, tão bem instruídos e ensinados por Ele, que não será necessário cabresto nem freio, chicote nem vara. Ele quer que nós mesmos possamos discernir o Seu caminho, sem precisar sermos forçados e guiados como animais sem entendimento. Ele não quer que obedeçamos cegamente a rédea na Sua mão, mas que olhemos para os Seus olhos, discernindo ali o Seu coração e Seu desejo!

Que figura preciosa! Mas como conhecer este caminho e esta direção se não estivermos olhando nos Seus olhos? Que possamos aprender com o salmista: “O segredo do Senhor é com os que O temem … Os meus olhos estão continuamente no Senhor” (Sl 25:14-15).

Olhemos continuamente para Ele, para podermos conhecer a bênção do caminho que Ele preparou.

© W. J. Watterson